E dizer que quase deixei passar essa trilogia simplesmente apaixonante... Procurando no site da Lê Livros, escolhia outra obra por razões bobas: a capa me fez pensar que era literatura infanto/juvenil, e eu não conhecia o autor. Até que a curiosidade me venceu. Que bom! A trilogia é de tirar o fôlego!
Mas, antes, quero colocar algumas informações sobre o autor, TERRY BROOKS, porque só me conformei porque não conhecia o autor, quando fui pesquisar no "santo google" e pouco havia, dele ou de sua obra, em português.
Escritor americano, TERRY BROOKS nasceu em 08 de janeiro de 1944, é um dos mais vendidos escritores de fantasia, com a incrível marca de 23 best sellers do New York Times. Escreve desde que ainda estava no colégio, principalmente nos gêneros de ficção científica, western, ficção e não-ficção. Em entrevistas, credita influência literária a Tolkien e Willian Faulkner. O primeiro livro publicado (com sucesso) foi A Espada de Shannara, em 1977.
E acredite se quiser, mas descobri também esse é o livro de "lançamento" nas livrarias locais, ou seja, A Espada de Shannara finalmente chega ao Brasil neste ano de 2014 (!), com trinta e sete anos de atraso...
Enfim... não foi A Espada de Shannara que eu li,
Pelo site da Lê Livros, encontrei a trilogia ILSE, A BRUXA (vol 1), ANTRAX, A CRIATURA (vol 2) e MORGAWR, O BRUXO (vol 3), todos com downloud gratuíto, quem quiser conferir é só clicar na legenda das fotos de capa, ali inseri o endereço eletrônico.
Ah, uma sugestão: leve consigo os três volumes de uma vez. Ao contrário de outras trilogias e/ou sagas, onde cada volume tem uma aventura inteira e podem ser lidos separadamente, isto não ocorre com ESTA trilogia.
Aqui, é uma mesma história dividida em três volumes. Nos dois primeiros volumes, a aventura acaba interrompida "de supetão", no meio da história, como fosse um livro grosso que alguém dividiu em três...
Ilse A-Bruxa -A-Viagem, Vol-1, deTerry-Brooks |
ILSE, a Bruxa, é o início da história, mas que já começa aventureira. Com Terry Brooks, não há muito tempo para conhecer os personagens, a aventura já corre solta e os personagens já estão no meio da confusão desde o primeiro momento. É nesta narrativa ágil que vamos conhecendo os diversos personagens da saga, cada qual distante dos outros e enfrentando seus próprios desafios.
Embora o livro tenha ILSE como título, esta não é a única personagem que se poderia considerar como principal, mesmo no volume que leva seu nome. Desde o náufrago príncipe Kael Elessedil, irmão do atual rei, que décadas atrás desapareceu em uma expedição em busca da mais antiga e poderosa magia em todo o mundo, ao druida Walker Boh, dos rovers ao jovem órfão Bek Rowe, cada um dos personagens destacados para a perigosa viagem da aeronave Jerle Shannara em direção a terras misteriosas e distantes, poderia ser protagonista da história. Inclusive ILSE, a terrível bruxa que os persegue.
Antrax, A Criatura - Vol 2, de Terry Brooks |
O segundo volume da trilogia tem características de ficção científica.
Antrax é uma criação muito interessante. Através da fantasia, Terry Brooks fala da destruição cataclísmica de uma civilização altamente tecnológica, da qual resta Antrax, uma inteligência artificial.
Ficou uma mistura muito interessante: todo o grupo de personagens que segue viagem desde o primeiro volume, são no estilo de uma história de fantasia. Antrax, por sua vez, é história no estilo da ficção científica.
O resultado do confronto, é sensacional!
Mesmo os toques de horror e crueldade desta máquina de milênios, não está fora dos horrores que imaginamos num mundo de energia artificial e sem sentimentos.
Morgawr o Bruxo – Viagem De Jerle Shannara – Vol 3 – Terry Brooks |
O segundo volume da trilogia, ANTRAX, tem um final surpreendente (não... eu não vou contar, perderia a graça!).
Mas no terceiro volume, ressurge Morgawr, o terrível e poderoso bruxo malvado que já conhecíamos do primeiro volume, e que agora quer apenas para si todos os tesouros que se imaginava seriam o prêmio da viagem e, por isso, perseguiu todos os demais até os confins do mundo.
Acontece que Morgawr não sabe o que aconteceu no confronto com ANTRAX, apenas nós leitores e os personagens que sobreviveram à empreitada conhecem as surpresas que o embate acarretou. É uma trama muito interessante, porque revê os interesses do primeiro volume, agora integralmente modificados pela experiência do segundo volume.
XEN-TI, não tive como parar a leitura, a não ser quando terminei a saga. Até porque muitos personagens a que me afeiçoei no início da história, sucumbiram de forma heróica ou trágica durante a travessia, e ficava desesperada prá descobrir quem conseguiria sobreviver a tudo aquilo. Ao mesmo tempo, era muito divertido ver a mesma situação e a mesma expectativa, colocada sob tantos pontos de vista diferentes, conforme o personagem ou o tempo que transcorria.
MUITO BOM!, de tirar o fôlego!