Total de visualizações de página

sábado, 8 de fevereiro de 2014

O ENIGMA DE ESPINOSA, de Irvin D. Yalow

Este é mais um livro para a minha série de "aprenda coisas novas, divertindo-se com uma excelente história de ficção".

Irvin D. Yalom é o mesmo autor de QUANDO NIETZSCHE CHOROU. Mas vou contar aqui no blog, só para quem me acompanha: inúmeras vezes passei por este "primeiro" livro do autor, exposto nas prateleiras da minha livraria predileta, e sempre pensava: "e eu lá quero saber quando foi que Nietzsche chorou?". E deixava o livro por lá mesmo. Mas depois de ler O ENIGMA DE ESPINOSA, não tem jeito. Já providenciei também o "primeiro" livro, porque simplesmente a-do-rei o jeito como Irvin Yalow escreve!

Até ler o livro de Yalow, sabia muito pouco sobre Espinosa.
E depois de ler o livro de Yalow, sei que se tivesse tentado entender esse filósofo, sem o precedente da ficção, provavelmente entenderia muito pouco!

Yalow explica, no prólogo, que pouco existe de informação sobre Espinosa. Até mesmo a conhecida pintura que o retrata, foi feito na imaginação do pintor, porque nem mesmo uma imagem, um desenho de suas feições, ficou registrado para a posteridade. Embora seus livros tenham mudado o mundo, e seja o precursor do Iluminismo, o fato é que foi excomungado pelos judeus aos 24 anos, e censurado pelos cristãos pelo resto de sua vida, por conceber "Deus" como uma unidade com a natureza. Para Espinosa, Deus significava tudo que acontece e todas as coisas deste mundo real e corpóreo, sem exceção.

Por anos, Yalow procurou uma forma de contar a história de Espinosa. Mas as lacunas eram tantas, que ele não encontrava um fio condutor. Até que, em uma visita ao museu Espinosa, soube que durante a II Guerra Mundial, um importante oficial nazista, de nome Rosenberg, havia comandado pessoalmente o saque da biblioteca, deixando uma anotação intrigante que ainda existe arquivada nos documentos oficiais do julgamento de Nuremberg. E partindo desta informação, Yalow resolveu seu problema.

O romance é construído em duas épocas distintas, contrapondo em ficção a vida de Espinosa lá nos 1600 d.C, com a vida de Rosenberg ascendendo no Partido Nazista da II Guerra Mundial. A ficção reflete os longos anos de pesquisa em psiquiatria do autor, com foco na provável vida interior de Espinosa e Rosenberg, permeando os poucos fatos conhecidos na biografia de ambos.

Assim escrito, o livro é fascinante. Na filosofia, assim como na psiquiatria, determinadas questões atravessam o tempo e permanecem idênticas. Porém, o contexto social se modifica, e com ele, também os valores sociais e/ou morais de cada época. Imagine, portanto, o que é a contraposição de uma supersticiosa Europa medieval seiscentista, contraposto (e assim, comparado) ao cruel idealismo nazista.

É um livro para ler devagar, refletindo. Não há como não parar para pensar, ou como evitar as associações e reflexões. Mas a leitura traz paz de espírito. Uma paz aventureira, a paz dos guerreiros.



ELFOS, de Bernhard Hennen & James Sullivan

Como diz o autor Bernhard Hennen, em "agradecimentos" no final do terceiro volume desta trilogia, "Não há outra criatura na história da fantasia que tenha inspirado autores a retratos tão diferentes quanto os elfos." Só posso concordar.
E como fico feliz, quando encontro um autor que tem, sobre um personagem mítico, visão parecida com a minha!

Li os três volumes numa "tacada" só... mas, confesso, com um pouco de "leitura dinâmica" em algumas das cenas de batalhas, já que eram muitas e se sucediam, ainda mais no terceiro volume. É um épico, sem dúvida (leio em português, tradução de Fernanda Romero, edição de 2012 da Editora Europa).

É um livro para ler com os olhos da fantasia, imaginando os portais, as trilhas entre mundos e a convivência entre humanos e personagens mitológicos a partir das vívidas descrições do texto. Um livro cheio de referências mágicas, cenários exuberantes, simbologias antigas e muita aventura.

O TOMO I - A CAÇADA DOS ELFOS, conta a história de um humano que, para defender sua tribo, enfrenta um demônio ancestral imaginando fosse apenas uma besta selvagem. Quase à morte, é salvo por uma árvore-com-alma, que o transporta e cura em um mundo paralelo, onde vivem os elfos. Cheio de suspeitas, o humano parte para encontrar-se com a Rainha dos Elfos, que preocupada com a descrição do monstro, designa seja formada uma Caçada dos Elfos para enfrentar o perigo. A perseguição começa, mas embora os heróis consigam matar o corpo habitado, o demônio ancestral encontra uma rota de fuga, e torna a renascer, ainda mais perigoso para humanos e elfos.

No TOMO II - AS ESTRELAS DOS ALBOS, impera a fantasia. Bibliotecas de pergaminhos, portais entre mundos e agrupamentos rebeldes vão surgindo, entre muitos perigos e algumas batalhas, na vida dos heróis. A barreira do tempo é quebrada, e junto com a aventura, os personagens também vivenciam as questões mais profundas sobre a morte, o renascimento, e das lembranças de vidas passadas. O autor faz, então, uma contraposição curiosa, porque todos os personagens mitológicos sabem que podem renascer, alguns conseguem acessar lembranças de vidas passadas, reencontrar e reconhecer amigos e amores. Apenas os humanos não tem destino conhecido após a morte, e isso serve de explicação aos albos, da razão pela qual os humanos vivem sua única vida, tão intensamente.

No TOMO III - AS PEDRAS DOS ALBOS, travam-se as batalhas finais... e... não, eu não vou contar o fim da história! Quem quiser saber, que leia.

E nem tem desculpa para deixar passar em branco, a aventura que já vendeu mais de 1.650.000 de livros na Europa!
Todos sabem que, na minha opinião, nada substitui o prazer de um livro nas mãos.
Gosto de pegar, mexer, virar páginas, marcar o que quero ler outra vez, depois guardar na estante prá ler de novo mais tarde.

Porém...

Descobri, neste início de ano, uma feliz parceria que distribui gratuitamente, on line para diversos suportes, excelentes títulos contemporâneos.
É a LÊ LIVROS, que também pode ser acessada pela página do facebook, o LÊ LIVROS (no facebook).

Melhor ainda: os três volumes desta saga, estão à disposição!
Confira em:

TOMO I - A CAÇADA DOS ELFOS


TOMO II AS ESTRELAS DOS ALBOS



TOMO III AS PEDRAS DOS ALBOS