Total de visualizações de página

domingo, 29 de março de 2020

O MAPA DE VIDRO - S. E. Grove


O MAPA DE VIDRO
S. E. Grove



E se os tempos se misturassem?
E se uma Grande Ruptura fizesse com que determinados territórios voltassem ao passado, projetados para diferentes épocas? E se parte do mundo se tornasse medieval, outros regredissem até a idade da pedra, enquanto cidades relativamente modernas sobrevivessem em apartado? Como seria viajar por fronteiras que ultrapassam o tempo:
E o que aconteceria com aqueles que estavam nos territórios onde a Grande Ruptura aconteceu?






O MAPA DE VIDRO (S. E. Grove, livro I, tradução Paulo Ferro Júnior, Verus Editora 2015/1ª Edição) é uma história instigante, muita ação, muito mistério e muitos temas de reflexão.

Poisé...


Tenho que reconhecer que essa tal “quarentena mundial” e todo o caos que trouxe consigo, teve pelo menos esse ponto positivo aqui, para mim. O MAPA DE VIDRO é dos muitos livros que, nos últimos dois anos, eu comprei, me apaixonei pela história e, mesmo assim, não conseguia tempo para terminar de ler!



Não sei se, para vocês, esta quarentena também está significando um momento de reflexão. Por aqui, entrando na terceira semana de isolamento, enfim começo a controlar a sensação de pânico e incerteza, finalmente consigo desligar das notícias da televisão e reconhecer minha impotência diante da magnitude do problema, e então estou me voltando para os (muitos!) projetos pessoais e pequenas iniciativas que comecei e parei pela metade. Histórias que não foram escritas, desenhos que não foram terminados, estudos que estagnaram nos primeiros exercícios... e os livros, quantos!, que estão aguardando leitura depois das primeiras páginas, dos primeiros capítulos.


O MAPA DE VIDRO tinha entrado nesta lista, foi com prazer que terminei a leitura. Adoro mapas, adoro teorias sobre o “tempo”, e esse livro tem uma fantasia delirantemente provocativa que reúne os dois temas e mais uma coleção de personagens marcantes, originais e verossímeis. Nem sei explicar a quantidade de imagens que se consegue visualizar, pela imaginação, enquanto a leitura prossegue. Mapas desenhados por civilizações diferentes, nem todas exatamente “humanas”, informações codificadas em linguagens esquecidas, em símbolos desconhecidos, sobre bases inusitadas. E tem muita aventura, sequestros, monstros, cidades secretas e mares desconhecidos, piratas, cidadezinhas medievais, e muita magia. Uma delícia!




E aproveito, deixo mais uma dica.

Prá quem gosta de fazer exercícios de escrita criativa - e também de mapas -, não deixe de assistir ao vídeo Mapas, Mundos de Fantasia, exercício de Escrita Criativa, que faz parte da Playlist de exercícios do canal CUMÉKISCREVE Escrita Criativa & Arteterapia.

Você vai se divertir, e ainda sair com uma nova ideia para suas próprias histórias!





Nenhum comentário:

Postar um comentário