Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de abril de 2014

A CASA DA FLORESTA, de MARION ZIMMER BRADLEY

Com o passar dos anos, fica cada vez mais difícil encontrar livros de MARION ZIMMER BRADLEY. Com a notável exceção das Brumas de Avalon, os demais só vejo esporadicamente, um ou outro da (minha amada) série Darkover, ou volumes esparsos de alguma de suas trilogias.

Bisbilhotando no site da parceria Lê Livros, encontrei uma história que ainda não tinha lido. Como já indiquei em outros posts, neste site a obra é disponibilizada para download gratuito, e o endereço eletrônico está na legenda da capa, abaixo.

A CASA DA FLORESTA, de MARION ZIMMER BRADLEY




A CASA DA FLORESTA é uma história ambientada na Escócia, no confronto entre a mitologia pagã e a conquista dos romanos. Estava com saudade em ler obras no inconfundível estilo da Marion Zimmer Bradley, e neste ponto a leitura foi deliciosa.

Mas, desta feita, Marion não tem pudor em tecer uma tragédia.
Confesso que passei o livro inteiro à espera de uma reviravolta que não aconteceu. Há algo de triste, desesperançoso mesmo, no amor proibido do meio romano Gaius - ou Gawen,como o chamava sua mãe nativa -, e a jovem Eilan, a quem o destino e a Deusa determinaram fosse a Grã Sacerdotisa em um período tumultuado.

É quase uma história sobre a perda da inocência, dos ideais da juventude, da amargura no final das batalhas. Senti falta da energia pulsante das Amazonas Livres de Darkover, tão frágil na única personagem Caillean, talvez porque o livro tenha por base as pesquisas da dominação romana na Escócia, e todos saibamos de seu final trágico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário