Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de abril de 2014

AS LENDAS DE IELENA ZALTANA, por MARIA V. SNYDER

Não conhecia esta autora, e só encontrei dois livros de sua autoria, ambos maravilhosos: ESTUDOS SOBRE VENENO (volume 1) e ESTUDOS SOBRE MAGIA (volume 2), que juntos compõem AS LENDAS DE IELENA ZALTANA. (Li em "português de Portugal", na tradução de Maurício Araripe, editora Harlequim, 2011)

Mais uma vez, um livro que não encontrei nas estantes da minha livraria preferida, mas sim na parceria on line da LÊ LIVROS, com a vantagem do download gratuíto. Caso lhe interesse, indico o endereço virtual para baixar os volumes, basta clicar no título do(s) livro(s) na legenda.

Estudos sobre Veneno, vol 1 de As Lendas de Ielena Zaltana, por Maria V. Snyder


Estudos sobre Magia, vol 2 de As Lendas de Ielena Zaltana, por Maria V. Snyder

Gostei do livro antes mesmo de começar a ler, pelos agradecimentos. Esta é uma mania que eu tenho, quando vou ler algo de um escritor que ainda não conheço: leio algo da biografia, geralmente a orelha do livro. E leio os agradecimentos... Já vi autor agradecer seu senhorio por aluguel inadimplido durante o período de construção da obra, mas Maria Snyder agradece, com tocante sinceridade, ao entusiasmo e apoio das pessoas próximas, que leram os originais quando ainda estava construindo a obra. Ela tem razão: tão difícil encontrar esse apoio!

Na internet, soube que o romance, publicado em outubro de 2005, ganhou o prêmio Compton Crook Amard para melhor romance. Ainda não sei se ela tem outros livros, vou pesquisar.

A história é maravilhosa.
Quantas vezes você já leu sobre uma heroína que se distancia do papel "frágil", e enfrenta com coragem os desafios de uma Jornada de Herói?
Ielena Zaltana é assim.


É uma história com um bom tanto de fantasia misturada com muita aventura e, não poderia faltar, uma paixão conturbada.
Contam as lendas que Ielena Zaltana foi sequestrada ainda muito pequena - ela entre outras -, por um bruxo mau. Conduzindo um suposto orfanato, o bruxo aguardava a chegada da adolescência, quando, através de rituais antigos, sugava a magia nascente, tornando-se mais poderoso.
Ielena consegue escapar, mas o preço de sua fuga é a condenação por crime e pena de enforcamento. Por isso, aceita alternativa que lhe é oferecida por Valek, tornar-se provadora de comida da autoridade local. Aos poucos, seus poderes mágicos vão se revelando, mas para ela isso significa somente mais uma sentença de morte, pois bruxos e feiticeiros foram banidos do país. Correndo risco de vida, Ielena e Valek se apaixonam, um amor conturbado, já que ele é um assassino conhecido e um espião perigoso.

No segundo volume, Ielena foi obrigada a fugir do país, com mais uma sentença de morte pendendo sobre sua cabeça. Mesmo sentindo falta do amado, não há outra opção senão seguir a bruxa guerreira para ser devolvida à família, de onde foi sequestrada muito pequena, e assumir a responsabilidade de aprender a lidar com sua própria magia, poderosa e descontrolada. Sua recepção é conturbada, e nem todos a recebem com saudade. Os dois países rivais estão entre a guerra ou um tratado de cooperação, mas Ielena não foge ao centro da confusão, pois é a única forma dos amantes se encontrarem novamente.

Mesmo depois de terminar a leitura, passei dias com as imagens criadas por Maria Snyder nos olhos da imaginação. Os lugares que inventa são tão bem descritos, que a imaginação parece virar uma memória. Quase consigo ver o povo das árvores, os magos poderosos, as lutas sangrentas. Ielena é uma daquelas personagens que dão força à quem lê: corajosa, irônica, determinada.

Outra coisa que gostei na história, foi a construção dos personagens, verossímeis dentro de uma poderosa fantasia, nenhum deles totalmente bom ou mau. Gosto de personagens que tem razões claras para agir como agem, de vilões com boas intenções e péssimas decisões, de heróis que também cometem seus erros.

Adorei Ielena.
Levo-a comigo, desde então.

Nenhum comentário:

Postar um comentário