Total de visualizações de página

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Manual de Sobrevivência do Século XXI

... e mais uma coisa com a qual preciso aprender a lidar: ansiedade.

OBRIGADA, AMIGA que já enfrenta ansiedade, e que teve ouvidos para me ouvir ontem, enquanto desabafei a dificuldade em lidar com mais este problema novo... OBRIGADA, não só estou me esforçando para seguir seus conselhos, como estou escrevendo sobre eles, reforçando os pontos positivos, como você me ensinou a fazer.

Ansiedade é um problema novo, na minha vida.
(E já estou doida prá me livrar dele!)

Verdade seja dita: nunca parei prá pensar no futuro, tempo suficiente para sentir medo.

Fui jovem em uma época surpreendentemente libertária (comparada com o que vejo hoje), onde a rebeldia criativa e uma dose de irresponsabilidade era parte intrínseca da expressão da vontade de viver.
Eu era feliz e sabia: com o passado eu aprendia, vivia o presente com intensidade, e olhava o futuro com fantasias grandiosas e irrealizáveis... e pouco importava se algum dia chegaria tão longe, isso nunca foi uma meta ou uma preocupação, pois o trajeto da vida sempre foi mais importante do que atingir qualquer objetivo.

Entretanto, de repente, eis-me aqui em crise de ansiedade, com medo do futuro.
E precisando das palavras de uma amiga, para voltar a raciocinar com um mínimo de clareza, para voltar a ser o que eu sempre fui.
Prá que não aconteça comigo, o mesmo que na parábola do vendedor de cachorro quente...

(Não conhece? Conto procê: ... era uma vez, um sujeito que vendia cachorro quente na beira da estrada. O sanduba era bom, mta gente parava prá comer. E ele colocou propaganda na estrada, depois construiu uma salinha, depois ampliou prá lanchonete, colocou mais propaganda, o empreendimento só fazia crescer. Homem simples, fez questão que os filhos estudassem. Vendendo cachorro quente, formou filho doutor, que ganhou mundo e foi estudar no país distante e importante. Mas quando o filho "doutor" voltou, trazia más notícias: O MUNDO ESTAVA EM CRISE! Guerras, fomes, pestes, tudo acontecia ao redor da velha e lucrativa barraca de cachorro quente. O pai se espantou, não sabia. Ficou com medo das más notícias. E com medo, foi guardando o dinheiro que pouco rendia, nada mais investiu. Deixou cair o cartaz de propaganda, que o tempo e o mato destruiu. O comércio foi decaindo, os clientes foram se afastando. Poucos anos depois, empobrecido, quase  falido, o velho pai olhava a decadência à sua volta, enquanto refletia sobre a confirmação fática da auto profecia: QUE BOM QUE MANDEI MEU FILHO ESTUDAR NO EXTERIOR, ele tinha toda a razão, olha só, O MUNDO ESTÁ MESMO EM CRISE!)

Então, TERCEIRA LIÇÃO DE LUCIDEZ será reaprender a não perder meu precioso tempo tentando antecipar ou adivinhar problemas que eu ainda não tenho. E no lugar, reaprender a dar valor às pequenas coisas que me dão prazer e recuperam minhas forças no dia a dia.

Não é tão fácil quanto parece.
Estou fazendo o movimento contrário ao da mídia que me cerca de todos os lados, pela televisão, pelos jornais, pela internet, e que funcionam como uma goteira incômoda e incessante, um pingo de cada vez, repetitivo, inacabável.
Minha "arma secreta" sempre foram, e ainda são, os livros. Amados e disponíveis, são eles que me levam ao mundo da fantasia onde só existe o presente.
São o muro que deixa do lado de fora  a mídia que berra sozinha para que eu preste atenção em um futuro que talvez jamais aconteça...  as doenças que posso ter "no futuro", da violência urbana de que posso ser vítima "no futuro", da inflação que pode me deixar pobre "no futuro", dos radicalismos terroristas e idealistas que podem restringir ainda mais a minha vida "no futuro", e o que mais conseguirem inventar de alarmante e terrífico.

Preciso me desintoxicar desse futuro apocaliptico tão anunciado.

A pergunta é outra: HOJE, tenho algum problema para resolver?
HOJE, há alguma coisa excepcional acontecendo?
HOJE, vou resolver os problemas que eu TENHO.

E se não há nenhum problema, vou apenas aproveitar a vida.
Afinal, amanhã é outro dia, e o futuro não pertence a ninguém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário