Total de visualizações de página

quinta-feira, 25 de abril de 2013

AS MELHORES HISTÓRIAS DA MITOLOGIA CELTA, de A.S. Franchine.

Na minha página do face, todo dia tem uma postagem diferente, de um mesmo grupo de relacionamentos ("skoob"), com a mesma pergunta: QUE LIVRO VC ESTÁ LENDO?

Pois esta semana, a repetição soa como um mantra, porque parece que em cada lugar que entrei, achei um livro muito interessante... e os acumulei! Não sei como vou dar conta de tudo isso, mais a aula de pós graduação no fim de semana, mais uma peça de argila que comecei e agora mais me esforço em não deixar secar do quê produzir, e sim, a vida segue normal com todos os seus compromissos rotineiros.

Então, para o blog, essa semana será a postagens dos livros "LEITURA EM ANDAMENTO".
Melhor do que as duas outras opções que eu tinha... não escrever nada, ou fuçar livros antigos guardados na estante, para escrever sobre algo que não está prendendo minha atenção no momento.

Vamulá!

Semana passada, tinha um único livro novo prá ler: AS MELHORES HISTÓRIAS DA MITOLOGIA CELTA, de A.S. Franchine.



Não é o "melhor" livro que eu já li, prá ser sincera. O texto está mais para um registro sintético das mais importantes histórias celtas - suas batalhas, heróis e deuses -, do quê para uma narrativa empolgante e envolvente.
Li toda a primeira parte (são duas): batalhas & mais batalhas, nomes & mais nomes.  Fiquei fascinada em encontrar os nomes de vários personagens femininos de Anne Rice, histórias que me fascinaram nos últimos anos, e que não sabia pertencer à mitologia celta: Deirdre, Morrigan, Rowan, e seus significados. Foi como fazer uma segunda leitura, encontrar novos significados, a histórias antigas que já li e reli tantas vezes, que tornaram-se parte de mim.
Cheguei na segunda parte, e também naquela fase da leitura em que começo a confundir deuses com heróis e inverter as dinastias.
E mais triste: não consegui, de forma simples e linear, fazer a contraposição entre a mitologia celta e sua influência cristã, coisas como visualizar sequência/relação entre o caldeirão dos druídas celtas e o cálice/graal da mitologia cristã, como prometia o prólogo do livro.

E me senti um tantinho boba por isso...

E quando um livro me faz de boba, o quê acontece?
(Eu volto na livraria! Aiaiai)
Foi o que fiz.
(E compro mais livros, aiaiai!)
E achei mais um monte de títulos legais!
(E agora, prá ler tudo?)


Pois é.
Nem terminei as Histórias Celtas, mas juntei outro livro legal.
SEGUE PRÓXIMO POST DAS LEITURAS EM ANDAMENTO... O EFEITO LÚCIFER.





Nenhum comentário:

Postar um comentário