O texto tem uma construção curiosa.
Geral de Rívia é um bruxo caçador de monstros, nômade numa terra fantástica onde os monstros estão cedendo espaço à civilização. Por isso, a história é contada como fosse uma sucessão de pequenos contos, cada um uma aventura inteira, e em cada aventura uma pequena informação para o leitor construir, aos poucos, a história deste bruxo incomum.
Para construir as histórias, o autor usa lendas eslavas. Pena que não conheço muitas delas, então várias das aventuras só consegui ler o próprio texto. Porém, outras, eu conhecia, e me diverti com a crítica implícita ou humor inserido no texto. Muito bom!
A saga foi mais um presente do site Lê livros, porque não lembro de ter visto estes livros (ou qualquer outro livro de Andrzej Sapkowski) nas minhas andanças por livrarias e sebos, apesar da história já ter vendido mais de um milhão de livros, quando o exemplar divulgado foi editado.
Como sempre, para quem gostar e quiser ler, o endereço virtual para acessar o download do livro, está na legenda da foto da capa (o download é gratuito).
Agora, vamos às histórias
PRIMEIRO VOLUME
O ÚLTIMO DESEJO
No primeiro volume, O ÚLTIMO DESEJO, conhecemos Geralt de Rívia, um bruxo estranho com poderes mágicos, que se submeteu a um treino tão longo e profundo que se tornou um tipo de mutante. De aldeia em aldeia, num mundo pitoresco, Geralt é um assassino de monstros pronto a ser contratado pela autoridade local.
Suas aventuras tem toques de humor, muita luta, um trovador lascivo, e uma feiticeira caprichosa que se torna sua amiga por um dia e amante por uma noite. Aos poucos, descobrimos que Geralt perdeu sua humanidade para a magia, mas seu último desejo é reencontrá-la.
O ÚLTIMO DESEJO, de Andrzej Saparowski |
SEGUNDO VOLUME
A ESPADA DO DESTINO
A ESPADA DO DESTINO, de Andrzej Sapkowiski |
No segundo volume, A ESPADA DO DESTINO, conhecemos mais da história de Geralt de Rívia, seus dilemas morais, seus confrontos com os feiticeiros - que criaram os monstros que apavoram as aldeias -, adentrando em um mundo onde nem todos que parecem monstros são maus, e nem todos que parecem anjos são bons...
A Saga do Bruxo Geralt de Rívia tem ainda um terceiro volume, O SANGUE DOS ELFOS.
Mas este, infelizmente, não encontrei no site, tampouco nas livrarias.
(Porém, se encontrar, prometo: leio, e venho aqui contar!)
Mas o fato de existir um terceiro volume, não é problema para a leitura. Esta é uma saga em que cada livro é independente. A única frustração, é aquela sensação de querer mais, e não encontrar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário