Total de visualizações de página

domingo, 3 de agosto de 2014

JESUS DENTRO DO JUDAÍSMO, de James H.. Charlesworth

Depois de ler A DINASTIA DE JESUS, fui atrás de outros livros de pesquisa sobre o cristianismo primitivo (judeus cristãos), vistos após as descobertas dos Manuscritos do Mar Morto e das escavações arqueológicas contemporâneas em Jerusalém.

Então, encontrei o livro JESUS DENTRO DO JUDAÍSMO, de James H. Charlesworth, é um livro interessante, bem ilustrado com fotos, diagramas e desenhos, tem uma bibliografia suficiente a quem quiser conferir as fontes de pesquisa (leio em português, na tradução de Henrique de Araújo Mesquita, Editora Imago de 1992) . Mas, talvez por esta mesma razão, parte do texto é dedicado a comparar e opinar a respeito da posição defendida por outros historiadores da mesma linha de pesquisa, dando ao texto um ar "acadêmico", já que muitas destas discussões dizem respeito ao quê creditar e quanto de verdade histórica poderiam ser abstraídos dos textos dos evangelhos, oficiais ou apócrifos.

Por esta razão, meu palpite é começar a ler o livro pela CONCLUSÃO.
Ali está, sumarizado, o parâmetro da pesquisa: as diferentes visões das várias pesquisas realizadas nos últimos duzentos anos, em busca do "Jesus histórico". Citando vários autores e obras, analisa metodologias, a forma como os métodos influenciaram as conclusões, as pesquisas que visavam defender uma visão teológica preconcebida, as descobertas arqueológicas que viraram conceitos de cabeça para baixo, parâmetros que foram superestimados e informações suprimidas pelo bem da ideologia.

Assim, apesar do título prometer uma visão de Jesus dentro do judaísmo, o conteúdo do livro é maior na reflexão sobre o quanto de veracidade se pode creditar ao Novo Testamento, diante das provas históricas e arqueológicas trazidas à luz no último século.



Gostou?
Então talvez lhe interesse ler sobre A DINASTIA DE JESUS, que também aborda a pesquisa sobre o Jesus histórico, após as escavações em Jerusalém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário