Total de visualizações de página

domingo, 3 de agosto de 2014

NOSFERATU, de Joe Hill

Agora é colocar o sono em dia, depois de duas madrugadas avançando horários e virando páginas, sem conseguir largar NOSFERATU, um épico vampiresco de Joe Hill (leio em português, tradução de Fernanda Abreu, Edução 2013 da Editora Arqueiro, com ilustrações de Gabriel Rodrigues).

É uma obra prima no estilo "Moulin Rouge" - aquele filme de Baz Luhmann, estrelado por Nicole Kidman. No filme, uma das coisas que mais me impressionou, é que recontava a história mais que conhecida da "prostituta apaixonada", na primeira cena a gente já sabe como o filme acaba, e ... o filme é sensacional.

NOSFERATU tem esse jeito de obra prima. Depois que a história terminou, ainda perturbada com a leitura, foi que percebi que a história é uma reinvenção tendo como pano de fundo mais uma história de vampiros, outra vez o herói é um menininho... mas tudo é tão diferente... nada de mordidas afiadas, nada de virgens indefesas... no lugar, o autor colocou uma terrível maldade que se alimenta de inocência, que cresce através da narrativa até se transformar em uma "maldade inocente" como a de uma fera predadora em plena caça.

Então... se você se apaixonou por histórias de vampiros no primeiro ou segundo livro que leu, mas depois cansou das repetições infindáveis da miríades de vampirescos passeando pela prateleira... não perca NOSFERATU, vai amar este livro!

A história gira em torno de pessoas aparentemente comuns, mas que tem poder de transpor a realidade e entrar dentro do mundo imaginário dos próprios pensamentos, a partir de um objeto especial. Tem a menina que consegue achar coisas perdidas, procurando com sua bicicletinha mágica. Tem a jovem bibliotecária capaz de descobrir todas as informações com seu jogo predileto de palavras cruzadas. Mas isso tem um preço, cada vez que o poder é acionado, ele cobra um pouco da sanidade mental de quem o usa. A menina da bicicleta capaz de ir a qualquer lugar, não consegue construir uma vida num único lugar. A bibliotecária das palavras fica mais gaga a cada jogo adivinhatório.  Mas dentre todos, existe um, Nosferatu, cujo poder é maligno. Ele não é um vampiro comum: ele mesmo é a vítima do "Espectro", um carro antigo e misterioso que se alimenta da alma humana. De um homem frustrado, torna-se o vampiro que se alimenta da inocência das crianças, que rapta e mantém numa dimensão fora da realidade, elas mesmas se transformando em pequenos vampiros.

O livro é perturbador, daqueles que a gente não consegue adivinhar onde a história vai parar. Prá mim, duas madrugadas em claro e sair correndo de volta ao blog (andava meio abandonado... vou tentar colocar em dia, os livros lidos estão empilhados), porque precisava contar que livro BOMMMMM que eu li!


NOSFERATU, de Joe Hill

Gostou?
Então talvez lhe interesse FANTASMAS DO SÉCULO XX, uma coletânea de contos de Joe Hill.

Nenhum comentário:

Postar um comentário