Total de visualizações de página

sábado, 30 de maio de 2015

O SEGREDO DA BASTARDA, de CRISTINA NORTON

Ah, os segredos da família real portuguesa e os tempos em que o Brasil foi o lugar onde morou a realeza. Você assistiu (e gostou) do filme CARLOTA JOAQUINA (de Carla Camurati)? Ou "devorou" os livros de Laurentino Gomes?

Então, vai adorar O SEGREDO DA BASTARDA, de Cristina Norton (leio pela edição da Casa da Palavra Produção Editorial, 2014, RJ). A autora, nascida em Buenos Aires/Argentina, vive em Portugal há mais de trinta anos, e fez carreira acadêmica na área de história e Belas Artes.

O livro mistura história e ficção, e aborda uma época da cronologia da família real portuguesa que nós, brasileiros, pouco conhecemos: o retorno da nobreza portuguesa, depois da estadia em terras brasileiras, ao seu país de origem.

A história é contada pelo personagem de Eugênia, crescendo feliz pelas ruas de Vila Rica, vendo os personagens e os conflitos que entrariam para a história do Brasil pelos olhos inocentes de uma criança. De menina simples a brincar com a escrava Miló, transforma-se em bela adolescente a aguardar fosse contratado seu casamento. Acostumada à liberdade, volta com a corte a Portugal para servir como dama de companhia para a rainha, quando então, aos poucos, a alegria e a liberdade tornam-se uma história de amor, traição e intriga.

O triste é que, sendo história baseada em fatos reais, o final feliz que eu esperava simplesmente não chegou... Fiquei torcendo pela personagem, esperando aquela reviravolta dos livros de aventura, e não o manto de tristeza e esquecimento que a vida real tem o péssimo hábito de colocar sobre os dramas individuais..Mas, talvez exatamente por isso, o final melancólico é tão mais verossímil.






VEJA TAMBÉM:
UM RARO E ESTRANHO PRESENTE
O SENSUALISTA
BERTHA, SOFIA E RACHEL
ABANDONADA NO CAMPO DE CENTEIO
A PROSTITUTA ERRANTE






Nenhum comentário:

Postar um comentário