Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de março de 2013

ADMIRÁVEL MUNDO NOVO, de Aldous Huxley

Você sabia que Aldous Huxley morreu em 22 de novembro de 1963, o mesmo dia em que John F. Kennedy foi assassinado?

Para mim, ADMIRÁVEL MUNDO NOVO é um livro de leitura obrigatória.

Não só por ser um dos livros da clássica "trilogia" da ficção científica com ares proféticos sobre os rumos da nossa civilização pós guerra (lembrando: são eles Admirável Mundo Novo/A. Huxley, que antecipou a obsessão pela idéia da felicidade como um direito comum, escrevendo sobre uma sociedade futurista onde as pessoas vivem em ambientes totalmente artificiais, com suas ações e emoções controladas e manipuladas através de remédios e/ou drogas, para que se sintam eternamente felizes... e dependentes. Fahrenheit 451/Ray Bradbury, que antecipou a massificação da educação e cultura, escrevendo sobre uma sociedade futurista onde os livros são proibidos, o pensamento crítico é suprimido, e os bombeiros agora são responsáveis por caçar e queimar livros porventura escondidos à revelia das leis, pois a ignorância é considerada uma benção, uma virtude. E 1984/George Orwell, que antecipou a invasão de privacidade dos modernos controles do Estado totalitário e da mídia, escrevendo sobre uma sociedade futurista dominada pelo Big Brother/grande irmão, a televisão que invade a privacidade de cada um e manipula a totalidade das informações fornecidas para todos, mudando a história a seu bel prazer).

Também não por ser um livro relativamente pequeno, de linguagem simples e leitura agradável, e fácil de encontrar. Hoje leio por uma edição de bolso, publicada em 2009 pela Editora Globo, com tradução Lino Vallandro e Vidal Serrano. Mas já tive pelo menos outros dois ou três livros, de outras edições, que dei de presente para alguém que se interessou, mais tarde substituí por um novo volume para mim.


Considero como leitura obrigatória, sim, pela quantidade de vezes que já ouvi referências e/ou citações ao ADMIRÁVEL MUNDO NOVO! em que vivemos hoje, por pessoas que visivelmente não sabem do quê estão falando e nunca leram o livro!

Como constatar isso?
Muito simples!

ADMIRÁVEL MUNDO NOVO é uma crítica ferina, uma ironia expressa, uma exposição na forma ficcional do desprezo do autor pela facilidade com que as pessoas, agindo como uma "massa humana", submetem-se voluntariamente à manipulação e vivem felizes na ilusão. Este é o livro de leitura obrigatória, para qualquer pessoa que, algum dia, observou que todas as tragédias da história conhecida, movidas pela mão e pela vontade humana, começaram com alguém afirmando que "queria-um-mundo-melhor"...  Em ADMIRÁVEL MUNDO NOVO, a sanidade mental só existe no Selvagem e nos Exilados, aqueles que aceitaram as agruras de viver à margem da sociedade estabelecida, sem direitos e sem cidadania, mas de forma natural. Na cidade, porém, todos submetem-se regularmente à somma, uma droga que mantém artificialmente a sensação de felicidade, e rituais que substituem a religião, a interação pessoal e até mesmo o sexo.

Apesar disso, a quase totalidade das vezes que encontrei, em matérias recentes, citam o tal "admirável mundo novo" como se o livro fosse algum tipo de ode à modernidade, como se o texto glorificasse a sociedade tecnológica de consumo! Então leio... leio de novo... e não sei se caio na gargalhada ou choro com pena da ignorância, de alguém que opina sobre um livro que nunca leu, nem mesmo sabe do quê se trata!













Nenhum comentário:

Postar um comentário