Total de visualizações de página

domingo, 24 de março de 2013

ANGEOLOGIA, de Danielle Trussoni

A primeira vez que vi o livro ANGEOLOGIA, O CONHECIMENTO DOS ANJOS, romance de Danielee Trussoni (na tradução de Paulo Afonso, Ed Suma de Letras, 2010), o segmento da autoajuda havia inundado as prateleiras com uma sucessão de títulos sobre "anjos", sempre vistos como os benéficos protetores divinos a que cada um de nós supostamente teria direito...

Sou daquelas pessoas que acredita que o otimismo é uma necessidade para a sanidade mental, que considera o senso de humor uma qualidade louvável e desejada... mas o tal do "pensamento positivo" anunciado nos conceitos da Nova Era nunca funcionou para mim. Talvez porque a idéia de perfeição, nas várias descrições que já me foram feitas no decorrer de uma vida, cause um certo repúdio, como se não fosse normal, tampouco desejável no contexto humano. Seja como for, o fato é que deixei o livro prá lá, e lembro que o troquei pelo volume do SEPULCRO (Kate Mosse), outro livro sensacional que em algum momento venho contar aqui. Não queria ler sobre como anjinhos são bonitinhos & perfeitinhos, entende?

Mas semana passada, fui espiar vitrine do sebo. É um dos meus passeios favoritos, há duas lojas grandes perto do meu escritório, que reúnem zilhões de livros novos e usados, revistas, CDs e DVDs, e ambas dirigidas por gente que entende do assunto, e que fazem seleções bem interessantes. Gosto, inclusive, de comparar o que está exposto nas livrarias, com o que apresentam os sebos. Nas livrarias, existe o interesse maior das editoras nos lançamentos e investimentos, então podemos assistir para onde dirigem a nossa atenção. Nos sebos, é diferente: são lojas que possuem público local, com interesses específicos, o cliente é quem manda, e nem sempre seus interesses são similares àqueles destacados nas livrarias. Por isso, enquanto espero a mudança da tendência que neste começo de ano inundou as livrarias com uma enormidade de títulos muito parecidos, não sei quantos tons de cinza dos mais diversos autores falando de submissão sexual feminina supostamente eróticos, e outro tanto de livros dos gurus da autoestima de vendedores e gerentes, prefiro passear pelos sebos, que trazem diversidade.

Minha rotina é sempre a mesma: olho os livros em destaque nas vitrines e expositores, depois olho o balcão das ofertas. E se nada encontrar, só então passo pelas prateleiras de literatura, arte e psicologia, não necessariamente nesta ordem. ANGELOLOGIA, desta feita encontrei no balcão das ofertas, a um preço tão razoável, que valia a pena comprar mesmo que fosse apenas para confirmar a primeira impressão, e afinal guardar na estante depois de ler poucas páginas. Isso acontece, às vezes... Acho que estou com pelo menos uns cinco livros nesta condição, hoje: um Humberto Eco empacado, um livro sobre blogs de sucesso que folheei e não li nem dez páginas, pelo menos dois clássicos que fiquei com preguiça de continuar, e um título sobre como falar em público, interessante para ler devagar... e estou lendo BEM devagar!

Trouxe então o ANGEOLOGIA para casa... e adorei! Afirma orelha e prefácios que há pesquisa precedente da autora, Danielle Trussoni, para embasar a ficção que escreve sobre os anjos caídos, e a raça dos Nefilins (ou Gigantes, como são traduzidos nas Bíblias em português), a raça híbrida de filhos dos anjos caídos que conceberam com mulheres humanas. Não tenho como opinar sobre o assunto, pouco conheço dos estudos medievais de angeologia.

A história se desenrola a partir de um grupo de angeólogos, estudiosos com origem medieval, que operam na vida privada e estudam à sombra de conventos e mosteiros, sem reconhecimento oficial. E a partir da teoria conspiratória de que os híbridos, capazes de viver por séculos, misturados aos humanos teriam se constituído como famílias poderosas, capazes de influenciar a história humana.

Assim, os anjos de Danielle Trussoni estão muito longe da imagem de perfeição e proteção que imaginei encontrar. Ao contrário, os Nefilins de sua imaginação são quase monstros de perfeita e divina beleza, vivendo entre humanos conquanto híbridos frios, assassinos e decadentes. Danielle deixa tênue a linha divisória entre o bem e o mal, algo que acho notável em qualquer fantasia. Seus híbridos não são totalmente maus, são mais narcisistas poderosos. Seus humanos não são totalmente bons. Tampouco são os heróicos idiotas como tanto se vê naquelas ficções que tentam definir o bem e o mal de forma absoluta, personagens que se tornam heróis porque não tiveram tempo de fugir como todos os outros, e ganharão a batalha final por sorte ou intervenção de alguém que, afinal, sabia o que fazia ali...Danielle consegue fugir dos dois estereótipos.

Neste contexto, respeitadas as diferenças, ANGEOLOGIA lembra o ADMIRÁVEL MUNDO NOVO (Aldous Huxley), na medida em que corrompe a idéia da perfeição até transformá-lo na própria maldade e manipulação mesquinha.







Achei na internet, uma sinopse bem interessante sobre o livro. Vou colar aqui:
http://www.skoob.com.br/livro/115862

Sinopse - Angelologia - O Conhecimento dos Anjos - Danielle Trussoni

No romance de estreia de Danielle Trussoni, best-seller do New York Times, anjos também vivem na Terra e escondem suas asas para não levantar suspeitas. No entanto, sua perfeição imaculada se desfaz quando se apaixonam pelos humanos, seres inferiores. Os descendentes dessa união, os chamados Nefilins, são criaturas híbridas que desejam dominar a humanidade semeando o medo, provocando guerras e se infiltrando nas mais poderosas e influentes famílias da história. "Os Nefilins do meu livro são totalmente modernos. Os Nefilins originais, mencionados como 'gigantes' no livro de Gênesis, foram a inspiração para as criaturas que eu imaginava. Eu queria inverter a ideia típica dos anjos enquanto seres exclusivamente responsáveis por atos beneficentes. Queria mostrar o seu lado obscuro, explorar a capacidade de sedução que sua imagem exerce sobre as pessoas e, com isso, criar uma perspectiva aterrorizante", explica Trussoni. Com uma narrativa complexa e inteligente, Angelologia - O Conhecimento dos Anjos consegue fundir elementos bíblicos, míticos e históricos e envolver o leitor da primeira à última página. Mas a autora conta que quando começou a escrever o livro não estava especificamente interessada na história dos anjos: "Na verdade, eu não estava nada interessada neles. Tudo que eu sabia é que queria escrever algo que se passasse em um convento, e então decidi que deveria me hospedar em algum deles durante um tempo. Foi nesse período de estadia que me deparei com uma coleção imensa de livros sobre anjos. Depois que comecei a ler, tive a nítida certeza de que os anjos são elementos onipresentes em nossa cultura." No livro, a irmã Evangeline era apenas uma menina quando seu pai a entregou à ordem das Irmãs Franciscanas da Perpétua Adoração, ocupantes do Convento de Santa Rosa, em Nova York. Agora, aos 23 anos, ela se vê subitamente jogada no centro de uma batalha pelo poder na Terra que já se estende por milênios. Os protagonistas desse confronto são os Nefilins e a reclusa Sociedade Angelológica, que, com seus conhecimentos ancestrais, parece ser a única capaz de detê-los. Quando Evangeline se envolve no conflito, sua vida é colocada em risco e o apocalipse parece estar próximo. Dos corredores austeros do convento à opulência da Quinta Avenida, de um cemitério em Montparnasse às montanhas da Bulgária, Angelologia - O Conhecimento dos Anjos é uma viagem pelos locais resguardados onde a História da relação entre os seres humanos e os anjos foi mantida a sete chaves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário